O programa das tardes de 2ª e 4ª feira na Baya FM, com Ruben Portinha. A TUA ONDA!

sábado, dezembro 02, 2006

O Natal

Olá, queridíssimos ouvintes deste mui nobre o distinto programa de rádio chamado Sem Stress! Pois é, o Natal está aí, e com ele, tudo o que tradicionalmente lhe está associado: a festa, a cor, a luz, as prendas, a comida, a família, os amigos... enfim, tudo isto "e mais um par de meias", como se costuma dizer... Mas o Natal deve ser também um espaço para podermos fugir um pouco a toda esta anestesia consumista e encontrarmo-nos connosco próprios, sabermos bem quem somos e o que temos de fazer...
Ora bem, o que eu vos venho pedir é que nos contem como vai ser o vosso Natal! Onde o vão passar e com quem? O que é que mais gostam no Natal? E, já agora, o que gostariam de receber no Natal (material ou não)? Aproveitem! Pode ser que o Pai-Natal leia este blog e oiça o Sem Stress! Nunca se sabe, afinal, chegamos a todo o mundo através da emissão online... por isso, lá na fria Lapónia, também deve haver um cantinho para nós...

Beijinhos, abraços e FELIZ NATAL PARA TODOS!!!

6 Comments:

Blogger Marisa said...

ora bem, antes de mais deixa-m dizer que adoro a foto. acho que este ano vou ver essa arvore pela 1ª vez. ja passei por ela mas eram 2da manha e ja tava apagada lol
em relação ao meu natal, vou passa-lo com a minha familia: pais, tios, avó e primos. so nao sei onde é que vai ser, se em minha casa ou se em casa dos meus tios.
em relação às prendinhas:tenho uma lista grandinha de coisas que gostava de receber. mas no topo da lista esta um ipod lol pode ser que tenha sorte e me calhe um no sapatinho.
foto isso quero muita paz e muita saude para todas as pessoas que amo e que fazem parte da minha vida (e para mim também ja agpra lol)

beijocas
Feliz Natal

9:04 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Pois é, está quase aí o natal. Eu como praticamente sempre vou passá-lo na minha casa com os meus avós, pais, irmãos e n sei quem mais. Em relação às prendas, n tenho ninhuma ideia daquilo que quero receber. Talvez até lá ainda me lembre de alguma coisa. Em relação ao que eu mais gosto no natal... gosto de estar com a família e de receber prendas também claro lol. Mas, na minha opinião, acho que não devia ser preciso ser época de natal para que as pessoas se lembrem de estar em paz e se lembrem de dar presentes. Penso que paz deveria existir durante o ano todo e já agora quanto às prendas, muitas vezes há prendas não materiais bem mais valeosas do que as materiais.

10:27 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Pois mais um natal a vida passa a correr, e nao nos vamos apercebendo disso!
Este natal vou ver a minha familia na madeira.
As saudades matam, o senhor portinha que acredite que sim.

Bjs e votos de boas festas para todos!

4:15 da tarde

 
Blogger T. said...

Eu gosto especialmente do natal, não por causa das prendas, nem mesmo dos bolos e toda a doçaria que de repente enche as nossas mesas...gosto desta época festiva porque a minha família(avós, pais e tios directos)sempre a cultivou e com isto quero dizer que todos os anos nos sentamos à volta da fogueira("lareira" la em cima =D uma vez que fogueira é mais usada para o exterior) e acomodados nos sofás e moxos(pequenos bancos com o único propósito de permitiram às pessoas estarem mais perto do fogo, do calor) esperamos pela meia-noite para que o elemento mais novo da família (que já deixei de ser eu...passei o testemunho ao meu primo com 5 aninhos) destribua as prendas que foram anteriormente colocadas por baixo da árvore de natal....


E eu gostava tanto de fazer de "pai natal" era uma alegria...mas agora aprecio tanto ou mais ver o entusiasmo com que o meu sucessor faz o trabalho. São aqueles momentos que não têm preço. =)

prendas...tudo o que vier que venha por bem e que estejemos todos com saúde para o receber! (aah isto soa tt à velha) LOL

bju grande sr ruben!***gosto mt d si!

8:22 da tarde

 
Blogger B. said...

Caro amigo Rúben,
foi com muito prazer que mais uma vez li um texto seu, e desta vez, bem interactivo!!!
O Natal, independentemente da conotação "consumista" que ganhou de há uns anos para cá, sempre fora mágico... e para mim será sempre!!!
O ano passado ficou-me marcado na memória, uma bonita e fria tarde em que, bem agasalhadas, fui com a minha irmã ver as iluminações da baixa... a música de natal a soar na rua augusta, os narizinhos vermelhos das pessoas que passavem, sorridentes e envergonhadas...
Eu devia estar com uma expressão francamente apalermada, porque eu sou uma amante de pessoas, rostos, olhares e sorrisos e as expressões que essas pessoas traziam nesse dia nunca me sairão da memória...

O meu Natal começa bem cedo, quando perto da segunda quinzena de Dezembro, eu e a minha irmã (de 25 anos) escrevemos uma carta ao Pai Natal... não se riam, isto é verídico, faço-o desde que me sei como gente e quando ainda não sabia escrever, ditava à minha mãe e ela fazia-o por mim...
Este ano pedi uma coleira para a minha prenda do ano passado - o meu Rafa, o cão mais lindo do mundo :)!!! -, e uma máquina fotográfica (para poder registar essas expressões de que já falei)...

Na véspera de Natal, depois de feitas as compras daquilo que é preciso para cozinhar, os quatro - pai, mãe e filhas - vão para a cozinha fazer o dito bacalhau, e os deliciosos bolinhos. É posta a mesa de Natal, janta-se, limpa-se tudo de novo e põem-se novamente na mesa, "natalíciamente" decorada com iguarias típicas desta altura...
Como geralmente passamos o Natal os quatro sozinhos, porque é Natal deixamos os nossos cãeszinhos entrarem e usufruirem do espaço do lar - coisa à qual não têm acesso geralmente, porque têm uma casinha própria, no exterior! - e do calor da lareira. Já seis (nós quatro, mais o Rafa e o Ali :)), ficamos a conversar, a jogar trivial, a fazer mímica, a ler, a ouvir música, enfim... algo que não costumamos fazer durante o ano!
Quando começamos a ficar cansados, cada um vai buscar um sapato seu e coloca-o perto da lareira e vamo-nos deitar.
Eu sou sempre a primeira a acordar, levanto-me nunca mais tarde que as oito da manhã e vou logo logo acordar a minha irmã! Juntas vamos abrir as nossas prendas, que esperam por nós em cima e em torno do sapatinho de cada uma :). Depois levamos as nossas prendas para que os nossos pais as possam ver e levamos-lhes as deles para que eles as abram também...

Geralmente almoçamos sempre tarde e a família costuma vir ter connosco no dia de Natal. Ficamos todos na conversa, jogamos, brincamos, repetimos a dinâmica da véspera de natal no que diz respeito ao convívio e assim se passa a minha época do ano favorita.


Percebes agora porque é que é mágica, para mim ;)?

12:44 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Olá senhor ruben portinha!
Ouvi o seu programa na quarta feira e gostei mesmo muito!
Sou florista e trabalho sempre sintonizada na rádio baya.
quanto ao meu natal.
Este vai ser passado com a minha familia e amigos.
Porque para mim este é o verdadeiro espirito do natal.

Para si senhor ruben votos de um óptimo natal.

8:49 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home